Olá Jovens,
Precisamos retornar as nossas atividades no blog e quero começar a semana discutindo com vocês alguns assuntos.
Primeiro quero deixar claro o motivo pelo qual Deus te escolheu você. Por que você acha que Deus te escolheu? Primeiro: você não merecia certo? Segundo, depois desse tempo todo, continua não merecendo...
A palavra de Deus afirma: Eu vos escrevi, JOVENS, porque sois forte e a palavra de Deus está em vós e já venceste o maligno (...).
Podemos dividir esse versículo em 03 partes:
Eu vos escrevi JOVENS por que...
1. Sois forte
2. A palavra de Deus está em vós
3. Já venceste o maligno
A primeira afirmação “SOIS FORTES” não nos fala somente da força física que tem o jovem, mas de uma força interior e por que não dizer ESPIRITUAL capaz de mover os céus. O problema é que muitos jovens desconhecem o poder e autoridade que possuem, a importância que tem para Deus. A virtude que vocês tem de fazerem as coisas acontecerem por que se entusiasmam com tudo que se envolvem é o encanta a Deus.
Mas às vezes, jovens, somos FORTES, entusiasmados, dedicados e queremos fazer a diferença e obter o melhor resultado em tudo no mundo secular, mas deixamos a desejar quando se trata do reino de Deus. Observem o que somos capazes de fazer em um simples jogo interclasse, como nos esforçamos para atingir a meta: VENCER. E porque não falar da feira da cultura promovida anualmente pelas escolas? Quanto tempo vocês perdem se preparando? Decorando textos que devem ser citados, estudando a cultura de outros países? E às vezes, infelizmente, até se deixando contaminar com os “manjares” oferecidos.
Onde eu quero chegar com isso? Porque, jovens, fazemos tudo para o mundo e não fazemos nada para Deus? Porque buscamos agradar primeiro o mundo, nossos amigos e dificilmente fazemos ou refletimos nas coisas que agradariam a Deus? Porque o que ouvimos hoje na igreja não faz sentido quando saimos dela, quando estamos em casa, na escola, no trabalho, na rua? Porque as pessoas não veem mais CRISTO em nós?
A segunda afirmação “A PALAVRA DE DEUS ESTÁ EM VÓS” é ainda mais forte. A bíblia diz que o VERBO se fez carne e habitou entre nós. O dicionário da língua portuguesa diz que VERBO é a mesma coisa que PALAVRA. O texto citado fala do próprio Cristo, o VERBO, Ele se fez carne e
habitou entre nós. A PALAVRA DE DEUS ESTÁ EM VÓS, Cristo está em vós. É isso que aprendo... o próprio Cristo habitando em você, jovem.
Mas o que vemos atualmente não é em isso. Quantos de vocês podem bater no peito e dizer que são casa de Deus? Quantos de vocês testificam isso fora da igreja? Quantos, atraves de suas palavras, podem revelar Deus para as pessoas? Será que podemos dizer que a palavra de Deus, o próprio Cristo, está em nós?
A terceita afirmação “E JÁ VENCESTE O MALIGNO” nos fala de vitória sobre o mal. O versículo não diz que venceremos, diz que já vencemos. Mas isso só acontece se aplicarmos bem a segunda afirmação do texto: A PALAVRA DE DEUS ESTÁ EM VÓS. CRISTO ESTÁ EM VÓS.
Quero levá-los a refletir se Ele está realmente em nós... Porque será que somos então, todos os dias, vencidos pela concupiscência da carne, pela soberba da vida, pela acentuada vaidade e assim por diante? Porque somos vencidos pelo mal, pelas tentações? Será que estamos realmente mantendo nossa casa limpa, arrumada para receber o Rei? Ou servimos a Deus ou a Baal. Ou servimos a Deus ou ao mundo. Não podemos servir a dois senhores...
EU VOS ESCREVI, JOVENS, POR QUE SOIS FORTES, E A PALAVRA DE DEUS ESTÁ EM VÓS E JÁ VENCESTE O MALIGNO (1 Jo 2:14).